Gestão de Riscos, do Colapso ao Controle dos Riscos
- parcoengenharia
- 20 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Falta de conexão com o mercado, não acompanhamento dos avanços tecnológicos e o não atendimento às partes interessadas, são as maiores causas dos colapsos das empresas. Mas qual é o erro, o que poderia ser feito?

A solução para eliminar os riscos e a vulnerabilidade pode estar na implementação do sistema de gestão de riscos, estruturado para criar e proteger valores da organização, gerenciar riscos, paretar e trazer argumentos para tomada de decisão assertiva.
A ISO 31.000 Gestão de Riscos, apresenta opções apropriadas de tratamento de risco, balanceando os benefícios potenciais em relação ao alcance dos objetivos face aos custos, esforço ou desvantagens da implementação; formas como tratar esses Riscos podem envolver:
• Evitar o risco ao decidir não iniciar ou continuar com a atividade que dá origem ao risco;
• Assumir ou aumentar o risco de maneira a perseguir uma oportunidade;
• Remover a fonte de risco;
• Mudar a probabilidade;
• Mudar as consequências;
• Compartilhar o risco (por exemplo, por meio de contratos, compra de seguros);
• Reter o risco por decisão fundamentada.
Após o estabelecimento do sistema de gestão de riscos a ISO 31.000 recomenda que a organização melhore continuamente a adequação, suficiência e eficácia da estrutura de gestão de riscos.
Imagine agora a empresa que não possui qualquer controle sobre os riscos envolvidos ao negócio concorrendo com empresas que gerenciam riscos e oportunidades e utilizam seus recursos para tomada de decisão, sem dúvida será uma concorrência difícil de ser batida, portanto a saída pode estar aí, na implementação do sistema de gestão de riscos. Esse processo em um ciclo PDCA pode ser a ferramenta mais poderosa para direcionar sua empresa em um caminho sustentável.
Fonte: ABNT NBR ISO 31000 28/03/2018
Por: Daniel Zolezi
02/07/2021
Sobre o autor
Daniel Zolezi, Consultor de Gestão de Ativos, Gestão de Energia, Gestão de Eficiência Hídrica e Gestão de Riscos, Auditor Líder em SGI, ESG e na ISO 50.001.
Comentarios